Ciganos

Acompanhe, através desta página artigos escritos por mim, Norma Estrella e cursos disponíveis sobre ciganos. Para saber mais, acesse http://www.normaestrella.com ou escreva para normaestrella@infolink.com.br

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Mandalas de prosperidade para começar 2007

Para calcularmos a vibração numérica do ano devemos somar seus números, assim, 2+0+0+7 = 9, que indica o tipo de acontecimentos ou atividades que poderemos esperar que o mundo encare.
Num ano nove, é necessário descartar-se de tudo o que já não tem grande significado para a sua vida. 2007 é ano de abrir os armários e se desfazer das roupas que já não são tão usadas, daqueles papéis guardados há tempos e nos quais já não se mexe porque não se precisa, daquelas “coisinhas” que se guarda porque lembra alguém de quem, na realidade, não há necessidade de nada material para lembrar. Quando isso é feito prontamente, a realização experimentada sob o nove traz somente alegria com o dom da vida, e a liberdade para entrar desimpedido no ciclo seguinte.
Nove significa novo e, assim sendo, marca o final de um ciclo e o início de outro. Ao atingir o nove estamos prontos para devolver ao universo alguma parte daquilo que se aprendeu através dos oito passos anteriores do ciclo. Uma vez que o nove é o último dígito simples, indica realização, perfeição e consecução, as sementes para novos inícios e o fundamento para futuro crescimento no ciclo seguinte ou mais elevado. A lei do ciclo não permite desperdícios e exige que aquilo que é aplicado se expresse como resultado. Quem atinge o ponto onde está situado o nove, está no topo da expressão da vida e sabe voltar-se para indicar o caminho aos outros. Lida com conceitos amplos, é paciente, reconhece que o verdadeiro caminho da felicidade é servir e será sempre bem-sucedido mesmo que esbarre em algumas adversidades. É com certeza, o número do mestre e representa a imagem daquele que já alcançou o lugar onde outros tentam chegar.
Financeiramente, é preciso um certo cuidado. Nove é abnegação, doação, caridade e, portanto, não é época para se ganhar dinheiro, mas para doar, engajar-se em alguma atividade filantrópica, dar um pouco do que se tem, do que se conseguiu juntar ao longo do ciclo. Não se pode correr atrás das cifras num ano nove, mas sim fazer um bom trabalho, da forma mais perfeita possível, sem esperar o reconhecimento que, provavelmente virá e, com ele, algum dinheiro como retribuição.
É época de se resolver todas as questões pendentes doa o que doer. Podem acontecer perdas, financeiras ou emocionais, mas serão sempre para dar início a um novo ciclo, a uma nova vida. Será sempre possível recolher o pouco que se ganhou e partir para um novo início. O que é iniciado sob o nove tem pouca duração. É um ano de conclusões não de inícios.
O nove possui a perfeição como meta. Quanto mais evolui, mais provas, desafios e contrariedades estará apto a enfrentar. A sua ampla filosofia toca e clareia a vida de muitos. Reconhece como ninguém que a evolução ocorre somente em longos ciclos de tempo. Nascido para servir, deseja fazer do mundo um lugar melhor para se viver. É por isso, um ano de interesses ecológicos e universais. A luta pela paz deve aumentar e, ao mesmo tempo, os conflitos que tentam separar o joio do trigo.
Para entrar 2007 com o “pé direito” podemos usar algumas medidas mágicas como, por exemplo, o auxílio das mandalas. Em sânscrito, a palavra mandala significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.
Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas, representadas tridimensionalmente em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. As mandalas são muitas vezes constituídas por uma série de círculos concêntricos, cercados por um quadrado que, por sua vez, é cercado por outro círculo. As cores e formas são simples metáfora. Naturalmente, se percebermos uma paixão muito forte e intensa, podemos reproduzi-la em uma pintura com toda a variedade de chamas e ornamentos. Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.
As mandalas ciganas são, na sua grande maioria, construídas com grãos e sementes que simbolizam vida, nascimento e prosperidade. É ideal que se tenha, na passagem do ano, uma dessas mandalas sobre a mesa de jantar, a estante, ou algum outro lugar onde a família costume se reunir. Vejamos algumas mandalas que você poderá fazer:
· Num prato de bolo ou um círculo de madeira, arrume 6 qualidades de sementes: lentilhas, ervilhas, canjica, milho, arroz com casca e grão de bico, em círculos concêntricos. Cada círculo formado por um tipo de semente. No centro coloque algumas sementes de girassol, e no meio das sementes de girassol, um cristal de quartzo branco com a base apoiada no prato e a ponta para cima. Na borda do prato, em volta dos grãos, arrume folhas de louro e de canela alternadamente. Faça sua mandala no dia 23 de dezembro e desfaça-a no dia 6 de janeiro, colocando todos os grãos na água corrente. Deixe o cristal em sua casa durante todo o ano de 2007 para que possa trazer prosperidade.
· No centro de uma compoteira ou outra vasilha com um pouco d’água, coloque um girassol natural. Cerque-o com pétalas de flores coloridas dispostas conforme cor e tamanho, formando o desenho de sua preferência. Cerque as pétalas com botões de rosa brancos e vermelhos, alternados. Coloque em sua mesa de jantar no dia 31 de dezembro e retire no dia 6 de janeiro.
· Você também pode fazer uma mandala com frutas. Coloque uma fruta maior no meio (melão, por exemplo, cortado ao meio e com sementes) e vá, com as outras, formando círculos dispostos conforme tamanho e cor das frutas. Procure usar frutas que contenham sementes como goiaba, melão, kiwi, mas não esqueça das uvas, que devem ser o mais colorido possível. Use as frutas abertas. Faça esta mandala no dia 31 de dezembro e coma as frutas junto com sua família na manhã do dia 1 de janeiro.

Sucesso e boa sorte em 2007!

Norma Estrella